Combatendo sobrepeso e obesidade com as Práticas Integrativas
Por Renata Chatara, fundadora da Clínica Chatara
e praticante certificada em Auriculoterapia, Reiki e Barras de Access®
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)* são recursos terapêuticos utilizados com excelentes resultados no apoio ao combate de vários tipos de doenças e condições crônicas, como a obesidade.
Por que é importante prevenir e combater o sobrepeso e a obesidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade uma doença e um fator de risco para outras doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
O aumento da obesidade no mundo vem sendo atribuído a diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais. Desde 2020, as circunstâncias de isolamento, medo e incerteza decorrentes da pandemia de COVID-19 se juntaram a esses fatores, potencializando esse aumento.
Dados recentes mostram que a população brasileira com obesidade passou de quase 12% em 2006 para mais de 20% em 2019. Além disso, mais de 55% dos brasileiros já estavam com sobrepeso. Ainda não há dados de 2020, mas a tendência e de que haja um crescimento desses números.
Como as PICS ajudam no combate ao sobrepeso e à obesidade
As PICS abrem um novo leque de opções. Elas ajudam os médicos a olhar melhor e dar mais atenção ao histórico e às causas secundárias dos problemas de saúde dos pacientes. No caso da obesidade, a causa primária geralmente é hormonal (ex.: a tireoide desregulada) ou nutricional (ex.: consumo excessivo de alimentos ultracalóricos / ultraprocessados). Como causas secundárias, aparecem estresse, depressão, ansiedade, entre outras.
Ao enxergar as PICS como ótimas aliadas (não-medicamentosas, pouco ou não-invasivas) para tratar as causas secundárias da obesidade os médicos passam a indicá-las como opções terapêuticas que potencializam a recuperação da saúde e do bem-estar dos pacientes.
Os benefícios da Auriculoterapia, do Reiki e das Barras de Access®
Segundo estudos científicos, a Auriculoterapia possui efeito bastante positivo no tratamento de adultos com sobrepeso e obesidade, especialmente na redução do Índice de Massa Corporal (IMC), e do peso corporal total. Para potencializar esse efeito, os estudos recomendam o tratamento com duração a partir de 12 semanas.
O tratamento é feito com a aplicação de sementes ou cristais sobre pontos energéticos da orelha do paciente. Esses elementos permanecem fixados por uma semana, estimulando esses pontos durante o período. Feita em número adequado de sessões, a Auriculoterapia promove a perda de peso, que pode ser ainda maior se combinada com a mudança do estilo de vida.
Já o Reiki pode ter ótimos resultados no controle da compulsão alimentar, que é um dos efeitos colaterais mais nocivos do estresse.
A compulsão alimentar não tratada pode levar a uma escalada do sobrepeso até a obesidade, potencializando ainda mais o estresse ¾ isso por conta da diminuição da autoestima, a falta de autocuidado e até o isolamento e afastamento dos ambientes sociais.
Nas sessões de Reiki, energia vital é canalizada e transferida das mãos do(a) terapeuta para o corpo da pessoa com estresse e compulsão alimentar. Essa transferência acontece pela colocação das mãos acima ou suavemente em contato com pontos estratégicos do corpo da pessoa tratada. Essa prática auxilia na liberação do estresse e ajuda a restaurar a saúde do corpo.
A redução significativa do estresse tem, então, um efeito altamente positivo na diminuição gradativa e constante da compulsão alimentar. À medida que perde peso, a pessoa pode se sentir mais confiante, recuperar a autoestima, a disposição de realizar o autocuidado, e retomar sua vida social.
A terapia com Barras de Access® por sua vez, embora ainda não incluída oficialmente nas PICS, vem se revelando cada vez mais efetiva no combate a problemas emocionais como depressão e ansiedade. Esses problemas podem causar ou intensificar a compulsão alimentar ¾ como já vimos anteriormente, as consequências vão do sobrepeso à potencial obesidade.
Com toques suaves em pontos específicos da cabeça (as chamadas “barras”), essa terapia promove estímulos à liberação das emoções negativas e crenças limitantes, as quais podem ser algumas das causas secundárias mais fortes da obesidade.
Uma mudança saudável de mentalidade
A grande maioria das PICS teve origem em práticas tradicionais e milenares de cura utilizadas por diversos povos no mundo. Com o avanço da medicina moderna, elas foram em parte deixadas de lado, dando lugar a tratamentos medicamentosos.
Hoje, a direção oposta tem se mostrado cada vez mais uma realidade entre boa parte da comunidade científica mundial, a qual reconhece o poder das PICS como aliadas da medicina moderna.
Se você, leitor/leitora, ou ainda alguém que você conhece, sofre e luta sem sucesso contra a obesidade, convido a experimentar uma ou mais dessas excelentes terapias.
Um grande abraço, Renata Chatara.
E como as Barras de Access® funcionam?
Quer conversar comigo para tirar dúvidas e agendar suas sessões.
Basta entrar em contato pelo Whatsapp: +55 11 98343-4335
*O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica. É uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes.
Além disso, quando necessário, as PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade.
Ministério da Saúde, Governo Federal
Fonte:
<https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares>. Acesso em: 20/02/2021.