Gestação tranquila e aleitamento materno saudável (mesmo na pandemia)

A gestação de uma nova vida é um momento que transcende qualquer descrição feita com adjetivos comuns. É algo espiritual, sagrado, que independe de religião. Por esse motivo, você acaba esperando que seja uma jornada puramente repleta de alegria e contentamento, mesmo na presença de eventuais desconfortos naturais, como os enjoos matinais e a mudança do corpo.

Vivemos, contudo, tempos bem difíceis, especialmente neste momento de pandemia, nos quais você, gestante, está sob constante bombardeio de informações negativas e influência de agentes causadores de estresse, como perigos da violência urbana, trânsito caótico, poluição, além do seu próprio trabalho e da necessidade cada vez maior de se afirmar como mulher independente.

Diante disso, o que já seria estressante para qualquer pessoa, torna-se ainda mais para o corpo materno, o seu corpo, que está passando por grandes transformações, as quais necessitam de paz para ocorrer de forma natural e suave.  Por esse motivo, é necessário haver um bom planejamento a partir do instante em que se descobre a gestação.

Vejamos, a seguir, algumas atitudes que podem restaurar a tranquilidade que o período gestacional requer, a fim de devolver a você, mãe, a segurança de poder trazer ao mundo uma nova vida com total capacidade de alcançar todo o seu potencial de realização e felicidade.

Novos hábitos para a proteção da mãe e do bebê

Reuniões e festas

Nessas circunstâncias de pandemia, é necessário ajustar as expectativas dos pais e familiares do bebê para evitar frustrações e manter o espírito de prazer e alegria que o momento pede. Muitas famílias já realizaram o chá revelação e o chá de bebê com delivery de presentes e quitutes, e o recurso de reunião virtual, por exemplo. Embora não seja o que você sempre sonhou, é algo que renderá lindas histórias no futuro, quando a criança puder entender o quanto a família se dedicou a garantir que ela chegasse ao mundo segura e saudável.  

Quarto e enxoval do bebê

Da mesma forma, é possível fazer a compra dos móveis e acessórios para o quarto do bebê, assim como do enxoval, sem sair de casa, pedindo tudo pela internet. Não precisa ser algo frio, distante. Com os aplicativos de reunião on-line, é possível compartilhar a tela dos sites de compras com as avós do bebê e as suas melhores amigas para obter dicas e sugestões. Essas reuniões, tanto para os chás quanto para o enxoval, podem ser gravadas e mostradas à criança no futuro, tornando esse momento completamente único e especial.

Saúde física e emocional pré e pós-parto

Trabalho

Você já sabe que, com a pandemia, garantir a saúde de você e do bebê exige cuidados extras. Além da máscara, do álcool gel, da lavagem das mãos e do distanciamento, é preciso um consenso com a empresa sobre o seu trabalho ser totalmente remoto (o famoso home office) e, se isso realmente não for possível, sobre uma redução da carga horária, sobre a troca de entrada e saída da empresa para evitar aglomerações na hora do rush, e eventualmente sobre uma licença antecipada e até prolongada.

Mesmo se a empresa der toda a assistência para o seu trabalho remoto, é também preciso que você crie um ambiente e uma rotina de trabalho que sejam saudáveis para o momento da gestação. É fundamental, entre outras coisas, delimitar uma jornada de trabalho, um horário de atendimento às solicitações da empresa, assim como estabelecer um limite entre vida pessoal e horário de trabalho para que um não interfira e atrapalhe o outro.

Alimentação

Recentemente, uma pesquisa revelou que, nesses tempos de pandemia, as pessoas têm voltado o a consumir uma quantidade maior de alimentos ultraprocessados e fast food por razões afetivas. Num momento de grande incerteza, esses alimentos trazem a sensação psicológica de conforto por remeterem a bons momentos vividos anteriormente à pandemia.

Por isso, dê atenção mais que especial à sua alimentação. Prefira alimentos naturais, frescos e integrais. Cozinhe em vez de pedir delivery. Hidrate-se frequentemente com água e sucos naturais não-adoçados, evitando bebidas prontas, e coma várias porções de frutas durante o dia.

Pré-natal e aleitamento materno

Nesse caso, a telemedicina não é de tanta ajuda quanto a consulta presencial. O pré-natal é o momento de sair de casa que não deve ser evitado, mesmo com a pandemia. A equipe que está acompanhando a sua gestação precisa avaliar e monitorar pessoalmente a sua saúde e a saúde do seu bebê para garantir que tudo corra bem.

A sua saúde emocional também necessita de monitoramento para que um desequilíbrio hormonal não afete a sua capacidade de amamentar. O aumento da adrenalina, que é um hormônio liberado pelo estresse, tende a diminuir a produção da prolactina, hormônio responsável pela produção do leite materno. A consequência disso pode tanto ser uma diminuição da quantidade de leite disponível como simplesmente a interrupção total da produção.

Para diminuir o impacto do estresse na sua gestação, conte primeiramente com uma rede de apoio acional e emocional de familiares e amigos. Procure se informar das notícias apenas uma vez durante o seu dia, e evite fontes sensacionalistas, que tendem a amplificar as emoções de raiva e indignação, que só aumentam o estresse. Reserve um tempo para fazer atividades que acalmem a mente, como sessões de meditação, respiração para o relaxamento e até oração. Assim como você tem a equipe médica de pré-natal e obstetrícia, procure obter ajuda para se preparar para o momento do aleitamento materno. 

Com esses cuidados relativamente simples, você vai assegurar as melhores chances possíveis de ter a gestação que tanto sonhou e de receber seu bebê com todo o cuidado e amor que ele merece.

Renata Chatara, fundadora e proprietária da Clínica Chatara,

espaço dedicado ao Cuidado Humano e à Saúde da Mulher

Quer conversar comigo para tirar dúvidas e agendar suas sessões.

Basta entrar em contato pelo Whatsapp: +55 11 98343-4335